Ene Indústria

Programa Formação Ação - O Que É?

Ene Indústria

Qual a importância de integrar o Programa Formação-Ação

Implementação de Sistemas de Gestão

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre a importância da Formação Individual, planeamento, controle, avaliação de competências e qualificação profissional.

É aqui que o Programa Formação – Ação faz todo o sentido. A época que atravessamos, exige-nos maiores competências nos tecidos empresariais.

O programa Formação Ação, tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos seus trabalhadores, apoiada em temáticas associadas à mudança de organização e destina-se a apoiar empresas (Micro, Pequenas e Médias).

Segundo estudos recentes, Portugal continua muito atrás dos restantes países europeus, no que toca a literacia e mão de obra qualificada.

Compreendemos, que dentro deste tema, muitas vezes esta lacuna se deve a uma falta de informação e exploração das suas mais valias. Os empresários nacionais, debatem-se com outras circunstâncias e a formação da estrutura empresarial acaba por ficar em último lugar na ordem de trabalhos.

Contudo, é de conhecimento geral que, a formação contínua, para além de obrigatória, está presente na receita do sucesso de qualquer organização. E com a exigência que nos é direcionada nesta era digital, a formação e a validação de competências, cada vez mais tomam contornos de urgência.

Nós, tendo em conta, as capacidades de excelência das empresas nacionais, tomamos este cuidado, de informar e aclarar o porquê deste tema ser de grande importância e de emergência de implementação.

O que é a Formação-Ação?

A Formação - Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial.

A VougaGeste, num projeto conjunto com a AECA (Associação Empresarial de Cambra e Arouca) com o apoio da AEP (Associação Empresarial de Portugal), disponibiliza o Programa de Formação Ação da AEP – “Implementação de Sistemas de Gestão”.

Este Programa tem como objetivo principal intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança.

Contexto e Objetivos

A Formação - Ação trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes:

* Formação (em sala);
* Consultoria (on the job).

É pretendido, com este programa, capacitar as PME de competências ao nível da digitalização do modelo de negócio para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global, otimizar processos, criar vantagens competitivas que fortaleçam as PME face à concorrência e melhorar a sua reputação junto dos stakeholders.

Pretende-se, sensibilizar e contribuir para a criação e implementação de sistemas de gestão:

* Sistema de Gestão da qualidade;
* Sistema de Gestão ambiente;
* Sistema de Gestão de segurança e saúde no trabalho;
* Outros Sistemas de Gestão, com vista à sua posterior certificação (seja pelo sistema português da qualidade ou por sistemas internacionais de certificação).

Quais Os Resultados Esperados

Com este Programa pretende-se dotar as PME, em função dos resultados do diagnóstico, de capacidades técnicas e posicionamento mais competitivo. É possível a elaboração de uma estratégia e modelo de negócio mais eficazes, de forma a otimizar o planeamento, a organização e a gestão de várias áreas funcionais.

Isto é, pretende-se o aumento da qualidade dos produtos, serviços ou processos de gestão das empresas; implementação de sistemas de gestão pela qualidade total; redução de não conformidades (processo, produtos) e ineficiências; certificação de produtos e serviços com obtenção de marcas; maximização da eficiência e desenvolvimento sustentável da PME.

Com este Programa de Formação - Ação, existirá um modelo de intervenção com o seguinte ciclo:

* Diagnóstico e definição do Plano de Ações;
* Implementação do Plano de Ações;
* Avaliação dos Resultados das Melhorias Implementadas.

O nosso objetivo é proporcionar ao empresário e à sua estrutura e organização, um método competente que abraça todas as lacunas existentes, com o devido acompanhamento. A nossa missão é ajudar as equipas a atingir os níveis necessários para um desenvolvimento sustentável e de sucesso.

Queremos acima de tudo, ajudar a criar negócio e crescimento empresarial.

Assim, a nossa intenção com este artigo, é provar a importância de investir no futuro. Pois o futuro, é hoje!

Partilhar
  • Deixe uma mensagem
    Tenho Conhecimento e aceito a Política de Privacidade.
    Autorizo o Tratamento de dados pessoais para fins de envio do meu comentário relacionado com esta notícia.